12 setembro 2012

A IMAGEM DA FLOR





Não vou cantar este inverno como se fosse Outono,
Nem a quedas das folhas que inundam os passeios por onde
Passo devagar, como se te levasse ao meu lado, nem
Esse pássaro que aqui ficou por engano, e me traz com
O seu canto o horizonte de rouxinóis que o teu olhar
Me abre, quando o fixo na embriaguez do estio. Talvez
Seja um outro o sentimento que inunda esta doce estação
Em que a melancolia é redonda como a laranja que
Ficou,  por esquecimento, num canto da mesa: refiro-me
A essa saudade que amadurece quando a primavera
Está longe, ainda, e me cai nas mãos quando a corto
Do ramo que o teu desejo alimenta. Embalo-a, como
Se fosse um recém-nascido, e pouso-a na terra húmida
Onde a manhã já desfaz uma névoa de solidão.

Nem vou esvaziar a noite do seu peso de música,
Dos momentos em que a tua voz a enche com o seu
Murmúrio de palavras, do luminoso eco de uma
Sombra que se desfaz quando o teu corpo se liberta
Do espelho da memória. Abraço essa noite com o seu
Vazio e a sua treva, e tiro de dentro dela a imagem
Da flor que me deste, com o seu centro entreaberto,
E um pólen de frases em que principia a manhã
Do mundo, branca e imensa, onde me esperas com
A surpresa da vida. Hoje, vestir-te-ia da cor do mar,
Rodear-te-ia o corpo com um ouro de maré, e
Enrolar-te-ia nos cabelos um fio de vento litoral,
Como se fosses o porto e a viagem, ao mesmo tempo,
A água e a terra em que flutuo e renasço.

E vejo-te, nesta linha de luz em que se liberta
Uma intimidade de respiração, com a realidade do teu rosto,
O desenho de pétala do verso que te envolve, e
O breve gesto da despedida em que o amor se demora.

Nuno Júdice
 

 
 



4 comentários:

  1. Vento, grazie per questo avvolgente e carezzevole scritto
    Buon divenire!

    ResponderEliminar
  2. Adorei! porque gosto de Nuno Júdice, e porque gosto das tuas escolhas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. O Outono é lindo e o inverno tem o seu encanto. Do calor fica a réstea de que a serenidade nao vem com ele... e assim sossega quando chega... como uma folha silente nas asas do vento suave...

    um beijo amigo

    ResponderEliminar
  4. Um poema muito emocionante.
    Gosto do autor é grandioso.

    Um abraço

    ResponderEliminar