20 novembro 2012

REGRESSO À CAVERNA DE PLATÃO



no conflito entre o poeta e o filósofo,
ensina Platão que não se deve fixar o sol
porque, depois de o fazer, ofuscados
pelo brilho intenso, não nos habituamos
aos objectos comins, e assim nos perdemos
das coisas reais, após a revelação
da verdade celeste.

ée então que o homem, ainda com o peso
da luz no espírito, tacteia em roda, procurando
a saída, e encontrando apenas as sombras,
que o empurram de um para outro lado,
como um simples boneco, fechando-o
para o mundo inteligivel, de que sente
a nostalgia e o desejo.

por um lado, o filósofo compreende
esta situação, e desenvolve um raciocínio
cujo enncadeado dialéctico o conduz a uma
alegoria: prisioneiro expulso da luz
pelo excesso de luz, o homem sente mais
profundamente a sua miséria, agora que
descobriu a obscuridade e os limites
do mundo, na gruta que o prende. é aqui,
no entanto, que o poeta perturba
a lógica do pensamento.

com efeito, o poema corresponde à luz
do sol, com a sua plena revelação do absoluto,
sem provocar a cegueira. Pelo contrário,
é nele que nos movemos à vontade, sem precisarmos
de saír do mundo para deescobrir a sua evidência,
por outro lado, as suas imagens são um reflexo luminoso
de tudo o que, na realidade, nos parece incompleto
e sombrio. «então», diz o poeta,
«para quê fixar o sol, se as minhas palavras
reproduzem a sua luz?»

«por isso», responde o filósofo, «não tens lugar
na minha república. não convém dar a vista
aos cegos, quando a minha função é guiá-los,
nem dizer-lhes que o sol está ao alcance da mão,
quando é através de mim que o devem
atingir.»

por vezes, o conflito de interesses
sobrepõe-se à razão; e, no erro do filósofo,
a sombra do mundo do mundo impede que a luz da verdade
se imponha no espírito, fazendo com que
a falsa dialéctica se desenvolva até ao fim
mais absurdo.

Nuno Júdice
«Geometria Variável»



13 comentários:

  1. neste debate de razões, prefiro a filosofia do poeta... o Sol, o seu brilho, os seus raios, a luz... a cada palavra minha...!!

    bj...nho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois...., confesso que também prefiro o dizer do poeta, é mais espontâneo, diz como sente, o filósofo diz como pensa, generaliza..., dita regras

      beijinho, Sérgio
      até logo

      [estou em falta, desculpa]

      Eliminar
  2. Tenho este livro! Agora fiquei cheia de vontade de o reler! :)

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. desde os primeiros contactos com a poesia de Nuno Jùdice que me identifico imenso
      com a sua poesia. "Geometria Variável" foi o primeiro livro que comprei dele

      estou em falta contigo, mais logo te visito.

      beijo.

      Eliminar
  3. Estive uns dias ausente e agora vim fazer serão aqui...até porque gosto de Júdice. Tive dificuldades com o som do vídeo! talvez o defeito seja do meu portátil.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))... já tinha dado pela tua falta. é, por vezes há qualquer coisa que falha, não sei o que é, talvez mais alguém que estivesse a ouvir, mas como era assim um tanto tristinho troquei por outro, pronto :)

      beijo, até logo.


      Eliminar
  4. Minha querida

    Hoje passando apenas para te deixar um beijinho com carinho.

    Sonhadora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada Sonhadora, também para ti um enorme beijo.

      Eliminar
  5. Este sim, ouve-se muito bem...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. CONVITE: Rádio Internacional Jesus é o Caminho

    Visite nossa rádio acessando: http://radioiijc.com/

    Fico muito grato, se quiser adicioná-lo no seu blog, fique a vontade. Está autorizado.

    Abraços e fica com DEUS.

    ResponderEliminar