23 maio 2014

O PÉ DA BAILARINA




às vezes o mundo explode e insinua‐lhe o seu enigma. revela pistas e mostra as peças que o compõem, ou parte delas. nem o mundo foi o crime perfeito. tenta encaixar as peças, mas elas faltam‐lhe sempre. as que não faltam descansam sobre as placas flutuantes que suportam tudo o que é do mundo e dos homens. ondulando, cada peça é uma forma instável – ora redonda, ora obtusa – que vai regurgitando significados diferentes. e os seus olhos são servos enfeitiçados que lhes adivinham a secreta participação na ilusão que vela o sentido do mundo: umas vezes, esforçam‐se por captar o que fica da transfiguração das coisas e da sua aparição intermitente, outras, cerram‐se como punhos agastados para sossegar um estômago às voltas. o sentido é um sol quebrado.
por vezes, quando os seus olhos abertos se perdem, há aqueles instantes plenos em que tudo se alinha perfeitamente, os momentos geométricos em que tudo se equilibra no fio de trapézio de uma palavra ou de um dia de chuva. e ela equilibra‐se também sobre um chão que plana despido de gravidade. então é um corpo que roda sobre si mesmo com o mundo suspenso na ponta dos pés.

Helena Carvalho. in, a sul de nenhum norte n.º 6, p. 55

[no blog de Manuel Margarido]

7 comentários:

  1. Muito lindo.

    [âs vezes basta que se crie memórias]

    beijo

    ResponderEliminar
  2. Belo e profundo texto amiga. Excelente escolha. Parabéns!

    Beijos e um ótimo final de semana para ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderEliminar
  3. Olá, bom dia.
    E chegamos ao fim de semana. Com saúde, paz espiritual. uns com os seus desejos, outros com as suas manias, e outros sem desejos e sem manias. Mas, o importante, é que atravessamos, mais esse mar de nuances, vivos.
    Que o Criador, tenha sempre compaixão de nós. Precisamos.
    Um abraço.

    CONVITE
    Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    www.josemariacosta.com

    ResponderEliminar
  4. Simplesmente verdadeiro, porque a graça da vida é procurarmos pelas peças que nos faltam, e na eterna procura desfrutamos de aventuras inimagináveis... Obrigada pela visita, lindo blog, beijo.

    ResponderEliminar
  5. A vida, o grande enigma da humanidade...

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  6. Levanta a cortina dos teus olhos,
    contempla a maravilha
    do amanhecer,
    a vida é uma criança,
    esperta, bonita, inteligente. Assim como o brilho dos teus olhos e da inteligencia que a em ti . Como você mesmo usa dizer:Sou uma menina mulher guerreira! Se um dia alguém fizer com que se quebre a visão bonita que você tem de si, com muita paciência e amor reconstrua-a. Assim como o artesão recupera a sua peça mais valiosa que caiu no chão, sem duvidar de que aquela é a tarefa mais importante, você é a sua criação mais valiosa. Não olhe para trás. Não olhe para os lados. Olhe somente para dentro, para bem dentro de você e faça dali o seu lugar de descanso, conforto e recomposição. Deixo como das enumeras vezes que aqui vim contemplar-te, um bj demorado e quente em seu coração.... Que sua semana seja repleta de paz e que seus sonhos sejam parte de mim e que minhas palavras seja um refrigério para seus passos diários.

    ResponderEliminar